A dança do desempregado
São vários os motivos que acontecem e que resulta em desemprego. Às vezes por parte do patrão e às vezes por parte do funcionário, e é por isso que eu chamo de dança do desempregado, de um lado fica o empregado e do outro lado o patrão.
Como você pode ver é um par e é por isso que dou ao título desse texto de A Dança, quando uma dança termina e os casais se separam na maioria das vezes nunca mais vão se encontrar. E bem, nessa separação vamos dizer que surge uma ponte, e uma ponte você sabe que serve para ir e para voltar; então vamos imaginar que de um lado da ponte é uma pessoa empregada e do outro lado da ponte é uma pessoa desempregada. É comum numa dança que quando a parceira ou o parceiro é bom ninguém quer largar; quando se perde o emprego a pessoa tende a ficar preocupada e com razão e essa razão se alimenta das despesas físicas que não perdoa, todo mês vem.
E de acordo com o tamanho das despesas vamos chama-las de fardo. Fardo porque a preocupação é uma forma de fardo. Quando se carrega um fardo, fisicamente é uma coisa e mentalmente é outra, voltando a falar da ponte, ela esta ali na sua frente e você não tem escolha vai ter que atravessar e quando chegar do outro lado vai dar início a uma nova história em sua vida isso é o que podemos chamar de mudanças e com certeza as pessoas não gostam muito desse assunto porque realmente ele é complexo.
E de acordo com o tamanho das despesas vamos chama-las de fardo. Fardo porque a preocupação é uma forma de fardo. Quando se carrega um fardo, fisicamente é uma coisa e mentalmente é outra, voltando a falar da ponte, ela esta ali na sua frente e você não tem escolha vai ter que atravessar e quando chegar do outro lado vai dar início a uma nova história em sua vida isso é o que podemos chamar de mudanças e com certeza as pessoas não gostam muito desse assunto porque realmente ele é complexo.
E aí que entra o pulo do gato.
Eu vou começar explicando a você como funciona o pulo do gato, eu estou usando o gato como exemplo porque não parece, mas existe todo um planejamento antes dele cair no chão. Com isso eu estou querendo dizer que você precisa fazer um planejamento, você pode pensar: falar é fácil e eu lhe digo: é fácil sim! Porque se um gato é capaz de fazer um planejamento, porque você não?
Quando se está desempregado a primeira coisa a se pensar e saber, é exatamente quanto você vai precisar para cobrir as despesas do mês, que são as físicas e básicas é através desse cálculo que você vai fazer seu planejamento e esse planejamento tem que ser fiel em relação ao básico, se você está me entendendo vai perceber que até com o seguro desemprego se paga as despesas que são realmente básicas.
Bem, cada caso é um caso não dar para generalizar, mas se você seguir esse raciocínio vai entender que dar para fazer um planejamento e você vai ter que fazer afinal você está do outro lado da ponte agora. Isso significa que está acontecendo uma mudança na sua vida. Agora vamos dá início à conversa e aos sete pontos que precisam ser seguidos.
Primeira Fase:
Um planejamento das despesas básicas.
É ele que vai dizer quanto tempo você pode ficar desempregado de maneira tranquila e sem se estressar com a situação, descobrindo esse tempo você vai tirar vinte por cento desse tempo exclusivamente para você e vai respeitar isso com fidelidade, mas quando falamos de tempo para você esse tempo é para descansar o corpo, a mente, o espírito e a alma, mas se prepare porque podem aparecer preocupações, mas no seu tempo de descanso você tem que ter uma ideia fixa na cabeça que tudo vai ser melhor do que era antes e que você está no seu tempo de descanso, ele vai terminar e eu vou ter que respeitar. Esse e o primeiro passo no pulo do gato.
Ele gira a cabeça e alinha os olhos para que fiquem paralelos ao chão mesmo que o corpo ainda esteja torto. Nesse período você pode mudar sua vida sabendo que você é filho de Deus e sendo filho de Deus você é capaz de fazer o que qualquer um faz. Como você esta num período de mudança veja se dá para mudar de profissão, por exemplo, o mercado sempre está precisando de gente igual a você só que às vezes, você não sabe e ninguém lhe diz isso, mas é uma verdade sim.
A dica é procurar as instituições governamentais como SENC, SEST, SENAC, SEBRAE secretarias de culturas etc., você pode ter uma surpresa com você mesmo, as preocupações do dia a dia e os compromissos levam as pessoas a acharem que não tem condições de fazer mais nada além do que já faz e é um engano, por exemplo, tocar violão para muita gente não é fácil e com isso passa a vida toda sonhando em tocar e cantar, mas tem uma certeza na cabeça que diz: não adianta eu não consigo; a pergunta é como você não consegue fazer uma coisa que uma pessoa com os olhos fechados consegue fazer?
Enfim, você consegue então se der para mudar, mude. E não tenha medo da mudança quando você precisar de um elogio não espere alguém lhe falar, vá ate o espelho se olhe e veja em você só coisa boa e simples, se você olhar direito notará que as pessoas são iguais e a diferença são detalhes como uma roupa ou um momento bom, a real diferença entre as pessoas é que tem umas que não acredita que ninguém é melhor do que elas etc.
Abraços do Africano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário, é muito importante saber a opinião dos meus colegas de estrada.
Abraços do Africano.