Fazendeiros fecham estrada em Casa Branca e prejudicam caminhoneiros

Proprietários de fazendas dizem que trecho fechado há 15 dias é particular.
Prefeitura deu prazo de 48 horas para que estrada municipal seja reaberta.

Placa e galhos de eucalipto sinalizam interdição de estrada em Casa Branca (Foto: Oscar Herculano Jr/EPTV)

Proprietários de duas fazendas de Casa Branca (SP) bloquearam há 15 dias um trecho da estrada municipal CBR-281, sob alegação de que ela é particular. A interdição foi feita com autorização da Prefeitura, que voltou atrás na decisão e deu prazo de 48 horas para a reabertura do trecho.
O impasse afeta caminhões e outros veículos que são obrigados a desrespeitar uma lei municipal e cruzar o Distrito de Venda Branca, que fica distante 20 quilômetros do Centro do município. “Tem que dar uma volta muito grande. Enquanto antes eu fazia dez viagens por dia, agora tem que fazer três ou quatro só”, disse o caminhoneiro Douglas Tadeu Oliveira.

Uma placa, uma barreira de terra e eucaliptos jogados na estrada impedem a passagem dos motoristas, que foram surpreendidos com a situação. “Cheguei e a máquina estava aqui com o proprietário da fazenda indicando como ia ser feito o fechamento da estrada. Tive que passar  por dentro da vila”, contou o caminhoneiro Alceu Aparecido Junior.

O contorno pelo distrito é proibido, já que uma lei municipal de 2012 impedem a circulação de veículos pesados no local. A alternativa para os motoristas seria passar por Santa Cruz das Palmeiras, mas ainda assim eles teriam problemas.

“Tem impedimentos como a altura e é proibido passar por dentro da cidade com carga. Então, é complicado. Isso altera o preço do frete e de tudo”, afirmou o caminhoneiro Renato Gomes de Oliveira.

Para tentar uma solução, um abaixo assinado foi entregue à Prefeitura e um documento ao Ministério Público. “Queremos que abra a estrada imediatamente. Até ia pegar uma máquina minha e abrir, mas não quero infringir a lei, quero que seja pacífico. Se os proprietários fecharam, então que abram e cascalhem igual era antes, porque necessitamos dessa estrada”, declarou o produtor agrícola Silvio Borri.

A interdição também prejudica donos de sítios e fazendas, além de atrasar a retirada e entrega de muitas mercadorias. “Tem que pegar a mercadoria que está na roça, atrasa para chegar as verduras que pegam aqui e levam para São Paulo”, afirmou o produtor agrícola Lucrécio Paiva.

Retorno
A Prefeitura reconheceu o erro ao permitir o fechamento da estrada e a o prefeito Ildebrando Zoldan  (PSDB) revogou a decisão. “Fomos questionados pelos moradores do distrito e averiguamos que tínhamos errado. A estrada é municipal. Então notificamos para que reabram a estrada novamente”, explicou o secretário de Obras Luiz Carlos Bueno.

O secretario informou ainda que mesmo desbloqueando a estrada vai estudar uma rota alternativa para evitar o trânsito de veículos pesados pelo Distrito de Venda Branca.

Os proprietários das duas fazendas que fecharam o trecho foram procurados pela reportagem da EPTV e, por telefone, informaram que tomaram essa atitude para garantir a segurança das propriedades. Segundo eles, aconteceram assaltos e a estrada foi usada como rota de fuga de bandidos.

O advogado de um dos fazendeiros solicitou a prorrogação do prazo de 48 horas determinado pela Prefeitura para reabrir a estrada. A administração municipal informou que o pedido está sendo analisado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário, é muito importante saber a opinião dos meus colegas de estrada.
Abraços do Africano.