A Viação Garcia começa a testar em setembro o ônibus Scania modelo K400 6X2, uma novidade no setor rodoviário. Trata-se de um veículo de demonstração, com capacidade para 44 passageiros, equipado com um sistema de segurança inovador e vários itens voltados ao conforto do passageiro. Durante o período de um mês, o ônibus – equipado com motor de 13 litros a diesel – será testado operando a linha Londrina-Curitiba.
O modelo K400 conta com um pacote tecnológico inédito no país, incluindo dispositivos de segurança e sistema de frenagem como a Velocidade Adaptativa de Cruzeiro (o ônibus identifica o carro que vai a frente, mantendo o espaço entre eles, independente da velocidade), Sistema de Parada de Emergência (se o piloto automático estiver programado e o motorista não agir, o veículo para sozinho), Sistema de Aviso de Faixa (se a velocidade de cruzeiro está programada e o veículo começa a sair da faixa, sem ação do motorista, o sistema dá um alerta, vibrando o banco do motorista), além do Scania Retarder (possibilita frenagens seguras em todas as situações).
“O Freio Retarder oferece um belo diferencial, tanto na questão de segurança, quanto dos operadores do sistema rodoviário, porque aumenta muito a vida útil dos freios e a velocidade média do veículo em serra. Você pode programar a frenagem dele e ele faz de forma automática, aumentando bastante a velocidade média da viagem e a durabilidade do sistema de freio”, explica Rogério Moro, Gerente de negócios da Scania no Paraná.
Os ônibus Scania são fabricados para oferecer confiabilidade, capacidade e conforto as empresa e seus passageiros, não importando se vão rodar em rotas urbanas ou em viagens de longa distância. “Vai ser um passo importante para demonstrarmos tudo o que a Scania tem de novidade para os operadores do sistema rodoviário, principalmente com o foco na segurança, pois a Scania e a Viação Garcia compartilham esse objetivo”, conta Rogério Moro. “É uma boa oportunidade para a marca se apresentar para esse segmento rodoviário.
O trajeto entre Londrina e Curitiba é de aproximadamente 390 km, com trechos de serra, pista dupla e pista simples, ideal para o teste. “Vamos avaliar a segurança, o desempenho, conforto do passageiro e consumo de combustível”, relata Edson Santana, Supervisor de Manutenção Mecânica do Grupo Viação Garcia. “O que mais me chamou a atenção foi o sistema de segurança de frenagem, isso foi fantástico; a atuação do Retarder, o piloto automático com o motorista sem muita atuação, o próprio ônibus freia automaticamente, evitando a colisão com o veículo frontal, isso é sensacional, faz com que o trajeto seja tranquilo, com conforto e segurança para os passageiros. ”
Condução tranquila
Além dos itens de segurança, o ônibus demonstração da Scania foi equipado com carroceria Comil, trazendo opcionais como entrada USB nas poltronas, sistema de TV e ar condicionado. “É oferecer segurança sem deixar de dar conforto. Quando você tem segurança, tem uma condução mais tranquila, um motorista mais satisfeito, porque o veículo é semiautomático, não tem o “stress” de ficar pisando na embreagem, trocando de marcha. Um motorista sem “stress”, satisfeito e descansado, gera segurança e conforto”, relata Fábio Ribeiro, consultor de vendas da Concessionária P. B. Lopes/Scania.
Fonte: Massa News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário, é muito importante saber a opinião dos meus colegas de estrada.
Abraços do Africano.