Falta de segurança é problema crônico das estradas do Brasil

Resultado de imagem para problemas estradas do Brasil

O Brasil é um país continental, com milhões de caminhões rodando todas as regiões para entregar as mais diversas mercadorias. Mesmo com esse volume de valor transportado e a importância que o transporte rodoviário tem para a economia, pouco se faz para aumentar a segurança dos caminhoneiros nas estradas.

Os crimes contra os estradeiros não são de hoje. Há várias modalidades de roubos, desde cargas, onde posteriormente os caminhões são recuperados, até o roubo completo da carga e do caminhão, onde o veículo é desmanchado e vendido em pedaços ou adulterado e volta a rodar como uma caminhão clonado.

Os outros tipos de crime, menores e por isso menos investigados, são aqueles de roubos de pneus, e agora também peças de acabamento dos caminhões, como grades, e outros, como faróis e lanternas. Geralmente esses crimes são cometidos à noite, e o caminhoneiro só vai perceber o furto quando acordar, horas depois do delito.

roubo-pneus-caminhoes-1Esse crimes, como reportado por um caminhoneiro pelo Facebook, onde, em uma parada na Dutra, teve os faróis e grade dianteira levados, pode custar ao caminhoneiro mais de R$ 3 mil. Para o autônomo essa conta é ainda pior. Hoje o caminhoneiro roda no limite do custo. Não há lucro no transporte e a baixa demanda por conta da crise ainda piora as coisas.

A polícia não pode fazer muito. Há pouco pessoal e poucos recursos, e no fim esses crimes menores acabam engavetados e os culpados nunca serão punidos. Ao caminhoneiro resta tirar dinheiro “da boca dos filhos” para poder rodar novamente, e torcer para que outro roubo não aconteça.

Esses crimes tem acontecido rotineiramente porque há receptadores. Pessoas que lucram com a compra e revenda desses materiais. Não há como saber se a peça será vendida individualmente diretamente a algum interessado, ou em alguma loja de peças para caminhões. Mas, enquanto houver clientela, haverá que cometerá os crimes.

Por isso, se desconfiar de um preço muito baixo, de peças usadas de procedência duvidosa, acione a polícia.

Fonte: Blog do Caminhoneiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário, é muito importante saber a opinião dos meus colegas de estrada.
Abraços do Africano.