De madrugada o movimento de caminhões é intenso. Quem viaja muito carregado prefere esse horário para evitar a fiscalização.
Antes de amanhecer encontramos balanças fechadas. Mas, quando elas estão funcionando alguns caminhoneiros entram na balança com os faróis acesos para impedir a leitura da placa. E apagam as luzes depois de passar pelas câmeras. Tem motorista que tira a placa. E tem outros que usam um mecanismo para baixar a placa só na hora de passar pela balança. As câmeras da estrada fotografaram vários caminhões assim.
Um caminhão acabou de fugir da balança. Ele passou pelas câmeras da estrada e seguiu viagem sem ser incomodado. O motorista só é multado se a polícia rodoviária estiver por perto ou lá dentro da balança.
“Esse veículo é abordado pela Polícia Rodoviária, ele retorna para o local da pesagem então além da autuação da evasão ele também é autuado pelo excesso de peso”, aponta o Major Dinael Carlos Martins, coord. Polícia Rodoviária Estadual – SP.
Dentro da balança luz verde para a direita, tem que pesar a carga. Tem quem ignore o sinal e vá embora sem pesar.
A sobrecarga é uma ameaça para todos. Caminhão muito pesado estraga o asfalto, perde a estabilidade e demora mais para frear. Uma carreta ficou sem controle depois de ultrapassar numa descida. Espalhou a carga pela estrada e só conseguiu parar 200 metros depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário, é muito importante saber a opinião dos meus colegas de estrada.
Abraços do Africano.