A falta de atenção com a manutenção preventiva pode afetar o motor do caminhão e causar grandes prejuízos aos motoristas. “Hoje, a evolução da tecnologia trouxe maior qualidade aos motores e, consequentemente, uma vida útil mais longa. Porém, a falta de cuidados com a manutenção pode encurtar esse período”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem – Conselho Nacional de Retítica de Motores.
Hábitos simples como ficar atento com o sistema de arrefecimento, conferindo o nível da água e aditivo do radiador, podem evitar danos na parte interna do bloco e do cabeçote. “Caso esse líquido não esteja em nível e proporção adequadas, o motorista poderá comprometer a vida útil do motor, pois será necessário abri-lo devido à cavitação e corrosão na parte externa da camisa. É a área que circula entre o bloco e a camisa de cilindro”, adverte. O fato de não colocar aditivo na água pode enferrujar os componentes do motor.
Laguna lembra que importante verificar a composição do aditivo, uma vez que existem várias marcas no mercado e o produto tem algumas funções relevantes. Uma delas é elevar o ponto de fulgor. “A água ferve a 100ºC, com o aditivo chega a 112ºC/120ºC, evitando superaquecimento”, explica. Outra vantagem oferecida pelo aditivo é o controle da acidez da água. “Assim, o líquido estará limpo e permanecerá nas cores rosa ou azulada”, diz.
Ele enfatiza também que, além da importância da correta quantidade de água e aditivo no sistema, a tampa do radiador e do expansor são fundamentais para o funcionamento do motor. “A tampa mantém a pressão do sistema de arrefecimento em ordem, contribuindo para a durabilidade do motor”, esclarece Laguna.
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