Sindicatos comemoram aumento de jornada dos caminhoneiros


O aumento da jornada de trabalho dos caminhoneiros para até 12 horas por dia repercutiu entre a categoria. O projeto de lei aprovado pela câmara dos deputados também altera o tempo máximo ao volante, que passa de quatro para cinco horas e meia contínuas, com meia hora de intervalo.
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Carga do Rio Grande do Sul, Afrânio Killing, o aumento da jornada de trabalho é uma boa notícia para as empresas transportadoras.
O presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, Diumar Bueno, explica que a maior dificuldade para o cumprimento da lei é a ausência de locais apropriados para os caminhoneiros fazerem os intervalos de descanso.
Para o presidente do Sindicato dos Empregados em Transportes Rodoviários de Carga Seca do Rio Grande do Sul, Paulo Barck, a alteração da jornada é importante principalmente porque esse tipo de transporte é o responsável pelo escoamento da produção no país.
O projeto de lei prevê jornada regular de oito horas, com possibilidade de duas horas extras. Mas se houver acordo com o sindicato, o caminhoneiro pode trabalhar por mais outras duas extras, totalizando 12 horas por dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário, é muito importante saber a opinião dos meus colegas de estrada.
Abraços do Africano.